AO VIVO gitanimator
17:30 - 18:30 Programa Estilo

O Programa Estilo é um programa de variedades que traz o melhor da moda, eventos e tudo sobre a alta sociedade. O apresentador Hebert Mattos te mostra todos os detalhes, vem com a gente.

14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

17:30 - 18:30 Programa Estilo

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 27 de Julho de 2024
113.png

Notícias Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 10:54 - A | A

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 10h:54 - A | A

QUALIDADE DO AR

Sema implanta monitoramento da qualidade do ar na região metropolitana de Cuiabá

QUALIDADE DO AR

SECOM MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) instalou e colocou em operação quatro equipamentos para monitorar a qualidade do ar na região metropolitana de Cuiabá, em tempo real. O objetivo é avaliar a concentração de gases poluentes e material particulado na atmosfera, principalmente no período seco, oriundos das queimadas e incêndios florestais. Os equipamentos estão localizados na sede da Sema, no Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar (BEA/CBM), no Parque Mãe Bonifácia e no 2º Batalhão de Bombeiros, em Várzea Grande, e transmitem os dados via rede celular para a internet, onde são agrupados em um servidor para acesso da Sema. As medições calculam materiais particulados de monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e ozônio troposférico, que são os principais poluentes emitidos pelas queimadas e incêndios florestais, e são feitas a cada cinco minutos. Ao final, é apontado o Índice de Qualidade do Ar, que define o resultado entre bom ou inadequado. Este é o piloto da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar, que vai ser operada pela Sema, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.  A divulgação de dados estimados da qualidade do ar em Mato Grosso é feita pela Sema desde 2008, fruto de parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Agora, com os equipamentos próprios, o Estado terá valores mais precisos e o aumento de parâmetros monitorados para contemplar as referências exigidas na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 491, de 2018, que dispõe sobre os padrões de qualidade do ar. “Foi uma conquista muito grande. Desde 2007, após um episódio agudo de poluição, estamos buscando melhorias na medição da qualidade do ar e no combate as queimadas e incêndios florestais. É um grande avanço o Estado de Mato Grosso começar a fazer o próprio monitoramento, possibilitando garantir um meio ambiente de qualidade e informações precisas para população”, destacou Sérgio Figueiredo, coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema. Uma capacitação para manuseio dos equipamentos foi realizada esta semana com a participação de técnicos da Sema. Uma das estações foi adquirida com recurso próprio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e as outras três foram doações da empresa Ambar Energia, que também cedeu os custos de instalação. Todas as estações são da marca Thermo modelo Grid Monitor 5000. Os próximos passos englobam a avaliação e expansão da Rede para cidades do interior e a disponibilização de consulta ao índice da qualidade do ar de forma online por qualquer cidadão. A Sema está avaliando a disponibilização de informações através de um boletim diário, como já é feito atualmente com os dados do INPE.  

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012