Em postagem feita em uma rede social na manhã desta sexta-feira (19), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para a necessidade de que seja interrompido o “perigoso ciclo de retaliações no Oriente Médio”.
“Condeno qualquer ato de retaliação e apelo à comunidade internacional para que trabalhe em conjunto para evitar qualquer desenvolvimento adicional que possa levar a consequências devastadoras para toda a região e para além dela”, escreveu Guterres.
Nesta sexta, foi registrado um ataque aéreo à região central do Irã. Segundo um oficial dos Estados Unidos ouvido pela CNN, o ataque é de autoria israelense.
O ataque ocorreu menos de uma semana depois de o Irã ter lançado, no sábado (13), uma ofensiva com mais de 200 drones e mísseis ao território de Israel.
De acordo com as autoridades de Teerã, a ação se tratou de uma retaliação por um ataque de suposta autoria israelense que atingiu e matou oficiais na embaixada do Irã na Síria no dia 1º de abril.
Também nesta sexta, um homem foi preso após invadir a embaixada do Irã em Paris, na França. Ele era suspeito de carregar uma bomba –posteriormente, após revista, a polícia não encontrou explosivos com ele.