Uma operação meticulosa e cheia de expectativas está sendo realizada para transportar a elefanta Pupy, de 34 anos, da Argentina para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá).
A chegada de Pupy, que será a primeira elefanta africana do Santuário - os outros são da espécie asiática -, está prevista para a próxima quarta-feira (26). A expectativa era de que a viagem começasse neste sábado (22), mas tudo depende de sua adaptação com a caixa de transporte que será feita por um caminhão.
O Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao resgate e reabilitação de elefantes cativos na América Latina. Fundado por Scott Blais, não é um zoológico e não é aberto ao público, garantindo que os elefantes tenham um ambiente livre de interferências humanas desnecessárias.
A jornada de Pupy até um novo lar foi marcada por anos de espera e desafios burocráticos. Em julho de 2020, a transferência foi autorizada com sua companheira Kuky, com quem vivia no Ecoparque de Buenos Aires. No entanto, em outubro de 2024 Kuky acabou falecendo.