A primeira parlamentar negra do Reino Unido, Diane Abbott, disse nesta quarta-feira (29) que estava “ decepcionada” com o fato de ter sido barrada como candidata do Partido Trabalhista para as próximas eleições do dia 4 de julho.
Abbott foi suspensa do Partido Trabalhista do Reino Unido há mais de um ano, depois de ter enviado uma carta ao jornal Observer na qual dizia que o preconceito sofrido por “muitos tipos de pessoas brancas com pontos de diferenç” era semelhante, mas não o mesmo, que o racismo.
O líder do partido trabalhista, Keir Starmer, negou a acusação de Abbott e disse que nenhuma decisão para impedir a candidatura foi tomada.
Os apoiadores de Abbott e alguns legisladores da oposição disseram que ela havia sido maltratada pelo partido, depois que a decisão de impedi-la de concorrer como candidata do Partido Trabalhista foi relatada pela primeira vez pelo jornal Times na terça-feira (28).
Abbott foi eleita pela primeira vez como parlamentar pelo Partido Trabalhista em 1987 e, sendo a parlamentar negra mais antiga do país, fez campanha sobre questões como racismo, pobreza e assuntos internacionais em seu distrito no nordeste de Londres.