A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) cumpriu na manhã desta sexta-feira (1º) 11 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens, em investigação que mira três ex-servidores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Os investigados são apontados como líderes de um esquema criminoso que atuou entre os anos de 2022 e 2024.
A ação é a segunda fase da Operação Athena, deflagrada inicialmente em setembro de 2023. Nesta etapa, foram autorizados cinco mandados de busca, além do bloqueio de valores e o sequestro de bens — incluindo imóveis e veículos — que somam quase R$ 4 milhões.
Entre os alvos da nova fase está a empresa NS Picinatto, criada após a primeira etapa da operação. Segundo a investigação, a empresa tem como sócia a esposa do proprietário da Lume Divinum, firma já apontada como principal beneficiária de contratações fraudulentas com a Empresa Cuiabana de Saúde.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir para a continuidade das investigações. Também foram impostas medidas cautelares aos alvos, como a proibição de manter contato entre si, o impedimento de acesso às instalações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e a proibição de deixar a comarca sem autorização judicial. Os investigados também deverão entregar seus passaportes.
A Deccor afirma que os elementos colhidos nesta etapa serão fundamentais para aprofundar as investigações sobre supostas irregularidades na saúde pública do município.
Relembre a primeira fase da operação
Na primeira fase da Operação Athena, realizada em setembro de 2023, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e afastamento de cinco servidores públicos de suas funções. Um dos afastados foi o atual diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Giovani Koch.
O bloqueio de bens e valores naquela ocasião ultrapassou R$ 3,95 milhões. A lista de alvos inclui ex-secretários e ex-diretores da saúde municipal, entre eles:
Gilmar de Souza Cardoso, ex-secretário adjunto de Gestão na Saúde de Cuiabá
Célio Rodrigues da Silva, ex-secretário de Saúde
Paulo Sérgio Barbosa Rós, ex-secretário-adjunto de Atenção Hospitalar
Eduardo Pereira Vasconcelos e Vinicius Gatto Cabalcanti Oliveira, ex-diretores da Empresa Cuiabana
Juarez Silveira Samaniego, atual secretário de Meio Ambiente e presidente do Crea
Nadir Ferreira Soares Camargo da Silva
Lauro José da Mata
Selberty Artênio Curinga
Rosana Lídia de Queiroz
A operação segue em andamento e novas fases não estão descartadas, segundo a Polícia Civil.