Notícias

Seg - 20 de Outubro de 2025
113.png

Notícias Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 08:46 - A | A

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025, 08h:46 - A | A

Energia em MT

Ministro garante debates e AL cobrará melhorias da Energisa antes de renovar concessão

Haverá uma audiência pública na próxima quinta-feira (23), para debater o tema

Mídia Jur

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu que a renovação da concessão da Energisa em Mato Grosso só será feita após debate com a Assembleia Legislativa do Estado (ALMT). Segundo ela, será realizada uma audiência pública com a presença de prefeitos e representantes da sociedade para cobrar melhorias no serviço de energia elétrica.

O processo de renovação da concessão da Energisa está praticamente concluído em Brasília, embora o contrato atual só vença em 11 de dezembro de 2027. Mesmo assim, os deputados estaduais cobram melhorias na distribuição de energia no interior do Estado.

“Nós vamos receber o relator da Aneel aqui em Mato Grosso e queremos trazer toda a população para demonstrar sua insatisfação com a Energisa. Já articulamos com prefeitos e faremos uma audiência pública na Assembleia, destacando as regiões mais afetadas pela má qualidade do serviço prestado”, declarou Janaina Riva.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sergio Ricardo, também se manifestou contra a renovação antecipada da concessão. Ele criticou a baixa qualidade do serviço e afirmou que a fragilidade da rede elétrica prejudica a industrialização de Mato Grosso, pois não há capacidade para atender à crescente demanda.

Janaina Riva reforçou que, embora a renovação seja inevitável, o objetivo é exigir compromissos de melhoria. "Nós temos um compromisso do ministro de que não vai fazer nenhuma renovação dessa concessão sem antes ouvir a Assembleia. Nós queremos ser ouvidos. A gente sabe que é muito difícil uma renovação como essa não acontecer, mas nós queremos fazer a nossa parte, até porque é uma oportunidade única depois que passaram esses 30 anos de concessão”, destacou.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou um termo que permite a renovação, por mais 30 anos, dos contratos de distribuição que vencem entre 2025 e 2031, incluindo o de Mato Grosso.

Deputados estaduais afirmam que descobriram o andamento do processo em Brasília sem que houvesse diálogo com os poderes locais.

“O objetivo nosso é tentar, ao menos, uma união junto deles para se exigir mais da Energisa. Que iria ser renovado era uma certeza que todo mundo tinha. Ia acontecer por debaixo dos panos, ninguém nem ia ficar sabendo e ia sair a notícia de que foi renovado”, concluiu a deputada.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012