As famílias brasileiras gastaram mais de 49 bilhões de reais com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos.
O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro.
O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.
Ao todo, foram realizadas mil 461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país.
Os questionários foram aplicados entre dois e quatro de dezembro.
O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que vão comprar materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.
Os pesquisadores estimam que os valores gastos com materiais escolares aumentaram ao longo dos últimos anos, passando de um montante nacional de 34 bilhões de reais em 2021 para os atuais 49 bilhões.
A estimativa é que a maior parte dos gastos se concentre na classe B, com mais de 20 bilhões de reais; e na classe C, outros 17 bilhões. Juntas, elas são responsáveis por 76% dos gastos nacionais.