A Acrópole, um dos locais mais famosos da Grécia, ficará fechada para turistas durante a parte mais quente do dia desta quarta-feira (12), enquanto uma onda de calor atinge a capital do país, com temperaturas que podem ultrapassar os 40 °C.
O ponto turístico, que atrai visitantes do mundo todo, estará inacessível entre 12h e 17h, no horário local, informou um porta-voz do Eforato de Antiguidades da Cidade de Atenas.
Construída em uma colina íngreme e rochosa, a Acrópole é particularmente exposta ao calor, dando pouca proteção contra o sol escaldante aos turistas que esperam para entrar ou sair do local.
O fechamento da Acrópole se tornou uma tendência anual no país, já que a Grécia, assim como muitos outros países europeus, continua registrando verões com temperaturas muito altas.
Em julho do ano passado, a atração também foi fechada entre 12h e 17h para proteger trabalhadores e visitantes, já que as temperaturas passaram dos 37 °C.
Abrigos foram montados, e a polícia e os serviços de emergência foram chamados para ajudar os turistas que passaram mal devido ao calor.
A atual onda de calor na região deve continuar até quinta-feira (13), de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional Helênico, que emitiu um alerta laranja para calor — a segunda classificação mais alta.
As altas temperaturas estão gerando temores de mais um verão muito quente pela frente em partes da Europa, aumentando os riscos de uma temporada devastadora de incêndios florestais e ameaçando a saúde das pessoas.
O calor é um dos perigos naturais mais mortais. Mais de 61 mil pessoas morreram durante a onda de calor recorde do verão na Europa em 2022.
Uma combinação de mudanças climáticas causadas pela humanidade e a chegada do fenômeno climático natural El Niño ajudou a elevar as temperaturas no verão passado a níveis recordes em partes da Europa, o continente com aquecimento mais rápido do planeta.
Mas, mesmo com o desaparecimento do El Niño, os cientistas estão certos de que a tendência de longo prazo do aquecimento global significa que as ondas de calor devem se tornar mais frequentes e mais severas.