AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 26 de Abril de 2025
113.png

Notícias Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 15:18 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 15h:18 - A | A

ECONOMIA

Governo consegue leiloar “Rodovia da Morte” após sucessivas tentativas

CNN

Vencedor do leilão foi consórcio liderado pela 4UM, sucessora da J Malucelli

Um consórcio liderado pela 4UM, sucessora da J Malucelli, venceu o leilão da BR-381 — conhecida como “Rodovia da Morte” pelo alto índice de acidentes fatais —, realizado na sede da B3, nesta quinta-feira (29).

O certame foi definido pelo critério de menor tarifa de pedágio. O consórcio vencedor ofereceu desconto de 0,94% no valor. Também fez oferta pelo ativo um consórcio liderado pelo Grupo Opportunity.

O trecho de 304 quilômetros que está sendo concedido à iniciativa privada, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, compreende o Vale do Aço — onde estão localizadas grandes usinas siderúrgicas.

Com um traçado sinuoso e tráfego intenso de veículos pesados, a BR-381 tem sua duplicação prometida desde a década de 1990. Essa será a quarta tentativa do governo de conceder o ativo, sendo a terceira desde 2022.

Em fevereiro de 2022, o governo de Jair Bolsonaro suspendeu o leilão dias antes da data marcada ao perceber que não haveria interessados. Já em novembro do ano passado, a gestão atual chegou a realizar o evento, mas o leilão foi deserto, sem propostas.

A fim de tornar o ativo mais atrativo, o Ministério dos Transportes remodelou o projeto. A principal mudança foi a exclusão da ampliação de capacidade e melhorias entre os kms 427 e 458,4 da rodovia, que serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Este trecho de 31 km vai da capital mineira, Belo Horizonte, a Caeté (MG) e é considerado o mais “difícil” do empreendimento. A avaliação do governo foi de que a remodelagem endereçou riscos de engenharia e demanda, além da questão social de remoção de famílias da região onde haverá obras, que será realizada pelo Dnit, não pela empresa parceira.

Do total de R$9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$5,5 bilhões serão destinados para investimentos, como novas obras, e R$3,7 bilhões para serviços operacionais. Veja as principais melhorias:

134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos;
83 quilômetros de faixas adicionais;
9,7 quilômetros de marginais;
20 passarelas;
15 passagens de fauna.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012