Um garimpo ilegal foi fechado na tarde dessa quarta-feira (07.01) na zona rural de Alta Floresta, a 810 km de Cuiabá, durante uma ação da Patrulha Rural do 9º Comando Regional da Polícia Militar. Três homens foram presos em flagrante e armas de fogo, mercúrio e diversos materiais usados na extração ilegal de minério foram apreendidos.
Segundo o boletim de ocorrência, policiais do 8º Batalhão se deslocaram até a região após receberem denúncias sobre a existência de um garimpo em funcionamento em uma fazenda, localizada nas proximidades da rodovia MT-326. A ação fez parte de uma fiscalização ambiental realizada pela corporação.
Ao chegarem ao local indicado, os militares constataram que a extração ilegal de minério estava em plena atividade. Máquinas e motores de jatos de água eram utilizados no processo, evidenciando o funcionamento contínuo do garimpo.
Durante as diligências, os policiais localizaram um acampamento improvisado onde estavam os três suspeitos, abordados. Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com eles.
Já na verificação do acampamento, a equipe policial apreendeu uma espingarda adaptada para calibre 22 e uma espingarda de calibre 28. Também foram encontradas grandes quantidades de mercúrio, substância altamente nociva ao meio ambiente, além de utensílios usados na prática do garimpo ilegal e galões contendo óleo diesel para o funcionamento das máquinas.
Os suspeitos não se pronunciaram sobre a atividade criminosa e receberam voz de prisão. Eles foram encaminhados à delegacia de Alta Floresta, juntamente com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e adoção das providências legais cabíveis.
Segundo a Polícia Militar, os motores e equipamentos de maior porte não puderam ser apreendidos devido às dificuldades de remoção na área de difícil acesso. Conforme determina a legislação ambiental, os materiais foram inutilizados no próprio local.


