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14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 13:30 Programa do Pop

O Programa do POP é uma revista eletrônica que transmite informação com clareza e dinamismo. No Programa do POP você tem a notícia em primeira mão.

10:00 - 10:30 Treino Aberto
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O Treino Aberto é o seu de esportes, porta voz do futebol amador, com apresentação de Everton Moreno.

08:55 - 09:00 Shopping Cidade

15:45 - 16:40 Pregação

17:30 - 17:55 Programa Estilo

21:30 - 22:00 Programa Estilo

22:00 - 23:00 Cidadão Consumidor

23:00 - 23:15 AutoShow

23:00 - 23:15 AutoShow

00:15 - 00:45 Caldeirão do Bruxo

01:00 - 01:30 Treino Aberto

02:35 - 04:25 Cidade Kids

08:30 - 09:55 Manhã com Sabor

07:00 - 08:25 Jornal da Cidade

06:55 - 07:00 Shopping Cidade

08:25 - 08:30 Shopping Cidade

04:30 - 06:55 Programa do Pop

19:00 - 20:00 Programa da Gente

18:00 - 19:00 Boa Noite Elias Neto

Notícias

Ter - 05 de Novembro de 2024
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Notícias Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 13:12 - A | A

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2022, 13h:12 - A | A

EDUCAÇÃO

Duas professoras de Mato Grosso são selecionadas para programa de alfabetização em Portugal

EDUCAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Duas professoras de Mato Grosso foram selecionadas para programa de capacitação em Portugal, o “Professores Alfabetizadores - Alfabetização Baseada na Ciência (ABC)”, do Ministério da Educação. Claudia Leite Brandão, de 44 anos, atua como Coordenadora Regional do Alfabetiza MT em Primavera do Leste. A pedagoga mestra em educação, Daniele Trevisan, 34, leciona em Porto dos Gaúchos. Dentre 100 docentes de todo Brasil, elas foram as únicas selecionadas por MT para passar seis semanas, entre novembro e dezembro deste ano, na cidade do Porto (Norte de Portugal), onde irão se aprofundar em conteúdos relacionados à Ciência Cognitiva da Leitura e conhecer algumas escolas da região. A seleção pelo programa e a experiência na Europa rendeu satisfação pessoal e profissional para a doutora Claudia, especialmente levando em conta que a essência do trabalho dos professores é a formação e especialização docente. “Dentro desse contexto, posso dizer que estudar e pesquisar fazem parte da minha trajetória e são ações que mobilizam, constantemente, as minhas rotinas em diversas funções – professora, pesquisadora, formadora e coordenadora”, disse. Daniele Trevisan é professora da Educação Básica e atua na Escola Estadual José Alves Bezerra. Ela pontuou que a experiência internacional é crucial para a troca de métodos diversos aplicados nos diferentes continentes. E na sua leitura, isso amplia o conhecimento e as possibilidades de ressignificar as práticas educacionais adotadas no Brasil, proporcionando melhorias à realidade do país. “Conhecer os métodos utilizados em outros países agrega muito conhecimento e possibilidades de ressignificação da nossa prática educacional. Portugal, especificamente, tem se destacado nos últimos anos nas avaliações internacionais de desempenho, efeito das políticas públicas implementadas em seu sistema educativo, conhecer essas realidades trazem novos olhares para melhorarmos nossa realidade”, contou. Alfabetizadores em Portugal foi direcionado para selecionar professores do Brasil que exercem a função na docência com as turmas do 1º/2º ano do Ensino Fundamental ou com a formação de alfabetizadores. O curso ABC é fruto da cooperação internacional entre instituições brasileiras e portuguesas. De acordo com o MEC, carrega objetivos interventivos que visam preparar os professores para garantir que as crianças trilhem um percurso de sucesso na aprendizagem da leitura, evitando-se dificuldades de aprendizagem logo no início da trajetória escolar. Foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 2 reservadas para cada Unidade da Federação (UF), e 46 (quarenta e seis) vagas abertas à ampla concorrência em âmbito nacional. Os interessados deveriam elaborar um projeto de formação e um projeto de intervenção na área de alfabetização. A seleção ocorreu em duas etapas, sendo a primeira a análise técnica e a segunda a análise de mérito a partir dos projetos enviados. Para serem selecionadas, cada professora desenvolveu um projeto, com duas frentes de análise. Uma contendo um plano de intervenção pedagógica e outra um plano de formação continuada. Os objetivos das pesquisas visaram compreender, desenvolver habilidades e melhorar resultados de alfabetização e leitura para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental através do conhecimento da cognição e da metacognição.

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