AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 12 de Julho de 2025
113.png

Notícias Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 11:26 - A | A

Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 11h:26 - A | A

GLOBAL

Câmara da Itália se reúne para discutir mudanças nas regras da cidadania

Proposta prevê restringir a concessão da cidadania italiana apenas a filhos e netos de italianos, e somente se o pai, mãe, avô ou avó tiverem nascido na Itália; medida já está em vigor por meio de um decreto

JOVEMPAN

Nesta terça-feira (20), a Câmara dos Deputados da Itália está prestes a debater um projeto de lei que pode mudar significativamente a forma como a cidadania italiana é concedida a descendentes de italianos nascidos fora do país. O decreto, que foi publicado em março, ainda precisa da aprovação do legislativo para entrar em vigor de forma definitiva. A proposta, apresentada pelo Conselho de Ministros, visa limitar a cidadania italiana, que antes era transmitida sem restrições de geração, apenas aos filhos e netos de italianos. Essa mudança pode impactar milhões de brasileiros que são bisnetos ou trisnetos de italianos e que já iniciaram o processo de obtenção da cidadania.

Para aqueles que já deram início ao processo antes da promulgação da nova lei, a cidadania ainda poderá ser obtida. No entanto, os novos requerentes enfrentarão restrições, uma vez que o Senado já aprovou a medida, e agora aguarda-se a decisão da Câmara dos Deputados. O governo italiano tem até o final de maio para garantir a aprovação da lei, que, se sancionada, entrará em vigor em todo o território nacional. Além disso, a nova legislação estipula que descendentes nascidos fora da Itália só poderão transmitir a cidadania se residirem no país por pelo menos dois anos antes do nascimento de seus filhos ou netos.

A proposta tem gerado preocupações entre grupos que facilitam o processo de cidadania, temendo perdas financeiras e de clientes. Esses grupos, que muitas vezes auxiliam descendentes de italianos a reunir a documentação necessária e a navegar pelo processo burocrático, veem a potencial mudança como uma ameaça ao seu modelo de negócios. Além disso, há também a possibilidade de que a Suprema Corte italiana intervenha, revogando as medidas por questões constitucionais, o que adiciona uma camada de incerteza ao futuro da legislação.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012