AO VIVO gitanimator
13:30 - 15:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

12:00 - 12:30 AutoShow

03:30 - 05:50 Cidade Kids

02:35 - 04:25 Cidade Kids

11:00 - 12:00 Programa Transportador

01:15 - 05:50 Música na Rede

Notícias

Dom - 20 de Abril de 2025
113.png

Notícias Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 10:55 - A | A

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, 10h:55 - A | A

VARIEDADES

Câmara aprova projeto que cria cadastro de pedófilos e predadores sexuais

Texto estabelece publicidade de nome e CPF de condenados em 1ª instância por crimes contra a dignidade sexual. Alterado, projeto volta ao Senado para nova análise.

G1

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) um projeto que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais e torna público o nome dos condenados em primeira instância por crimes contra a dignidade sexual.

A proposta, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), volta para o Senado porque teve o conteúdo alterado pelos deputados.

O texto altera o Código Penal para prever que, nos casos de crimes contra a dignidade sexual, como estupro, o sistema de consulta processual tornará de acesso público o nome completo do réu, seu CPF e o crime que ele cometeu, inclusive com os dados da pena imposta.

Segredo de justiça

Atualmente, o Código Penal estabelece que esses crimes devem tramitar em segredo de justiça. Se o réu for absolvido em segunda instância, os dados voltarão a ser colocados sob sigilo.

“A iniciativa é necessária, porque muitas vezes enquanto o processo vai passando por várias instâncias a gente vê a vítima desprotegida e a pessoa, um pedófilo, fica livre e vai trabalhar em escolas, hospitais infantis, igrejas", afirmou a relatora, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

"É importante que pessoas, por exemplo, donas de escolas, tenham direito a consultar se aquela pessoa que se apresenta como professor está condenado por pedofilia”, afirma a relatora.

A proposta determina também que quem for condenado por crimes contra a dignidade sexual deverá ser monitorado por tornozeleira eletrônica.

Além disso, o texto define que o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais será alimentado por um sistema desenvolvido a partir dos dados constantes do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012