A Tarifa para veículos comuns, após o arredondamento, sobe dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,20.
A Tarifa para veículos comuns, após o arredondamento, sobe dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,20.
Nove praças de pedágios localizadas na BR 163, sob concessão da Rota do Oeste, terão o valor da tarifa reajustados. Segundo informações o reajuste só passará a valer, três dias após a efetivação da transferência de concessão da rodovia para a autarquia MT Par. A Tarifa para veículos comuns, após o arredondamento, sobe dos atuais R$ 4,50 para R$ 5,20. O reajuste foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e será palicado nas praças em Itiquira, Rondonópolis, Campo Verde/Santo Antônio de Leverger, Cuiabá/Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Diamantino, Nova Mutum , Lucas do Rio Verde e Sorriso. A autorização da cobrança das tarifas com reajuste se dará em três dias a partir da data de eficácia do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na modalidade Plano de Ação. Em outubro de 2022, a Rota do Oeste e a ANTT assinaram um TAC para acelerar a retomada das obras de grande porte da BR-163, entre Itiquira e Sinop. O documento, celebrado em 04 de outubro do ano passado, é uma das etapas do processo para a transferência do controle acionário da concessionária para a MT Participações e Projetos (MT Par), sociedade de economia mista ligada ao Governo de Mato Grosso. Com a troca de controle acionário, a OTP deixa o comando da Rota do Oeste para a MT Par. O TAC determina a execução de todas as obras previstas no contrato original de concessão da BR-163, iniciando os serviços pelos principais gargalos existentes atualmente: 28 quilômetros da BR-070 (rodovia dImigrantes), que contornam Cuiabá e Várzea Grande; trecho entre o Posto Gil e Nova Mutum, no médionorte do estado; e travessias urbanas de Sinop e Lucas do Rio Verde. As obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2023 e devem ser concluídas em até 8 anos. Com a troca do controle acionário, a MT Par se compromete ainda a investir R$ 1,2 bilhão de recursos próprios, o que vai garantir a retomada célere das obras de duplicação. O documento estipula ainda uma ampliação do prazo de vigência da concessão em cinco anos, garantia de reequilíbrio econômico caso novos modais concorram com o fluxo de veículos da BR-163 e suspensão do passivo regulatório, incluindo multas aplicadas à Rota do Oeste pela inexecução de obras. Ao todo, 19 municípios estão compreendidos na extensão da BR-163, entre eles a Capital Mato-Grossense, Cuiabá, e as cidades de Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, principais produtores de agrícolas do Estado campeão na produção de grãos e leguminosas.