Cuiabá será sede do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, um dos principais eventos da modalidade. É a primeira vez que a capital do estado de Mato Grosso recebe a competição, que será realizada no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entre 10 e 12 de maio do próximo ano.
É o reflexo dos trabalhos desempenhados pela Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAEMT) em parceria com o governo de Mato Grosso que vê na modalidade os avanços que se espera após os investimentos que foram feitos, como a construção do COT da UFMT. Também é resposta do imenso alcance que teve a competição do Troféu Brasil, bem como o Campeonato Brasileiro de Atletismo em 2022. Estes eventos tiveram a parceria exitosa com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e que agora é retomada para este empreendimento. Com isso, Mato Grosso entra definitivamente no cenário de eventos mundial que tanto tem disso esperado pelos praticantes e gestores que viveram os momentos do Atletismo até aqui - afirmou Tomires Campos, presidente da FAEMT.
O anúncio foi feito pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), no último fim de semana. A competição é nível de seleções nacionais que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos mais Andorra e dos países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.
Essa é quarta vez que o Brasil sedia o Ibero-Americano de Atletismo - Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016. A competição será pré-olímpica, ou seja, estarão em disputa vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
No radar dos grandes eventos
Em julho deste ano, Cuiabá sediou o Troféu Brasil de Atletismo. O principal evento da modalidade na América Latina teve mais de 250 mil pessoas ao vivo na transmissão do evento, no pool de emissoras formado por TV Atletismo Brasil, canal da CBAt no YouTube, Canal Olímpico do Brasil, Primeira Página e UOL.