Primavera do Leste foi confirmada como sede do Encontro Nacional dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) em 2027. O evento, conhecido como Nacional 2027, será realizado entre os dias 22 e 25 de julho e deve atrair entre 25 mil e 30 mil pessoas à cidade durante os quatro dias de programação.
A confirmação foi discutida em reunião na manhã desta quinta-feira (3), com a presença do prefeito Sérgio Fava Machnic, que garantiu o apoio do município para viabilizar a estrutura necessária.
“Estamos falando de 7 a 8 mil participantes, fora seus familiares. Isso vai movimentar o comércio, gerar renda, além de colocar o nome de Primavera do Leste em destaque nacional e até internacional. É uma honra sediar esse evento, e vamos trabalhar para fazer o melhor Nacional da história”, afirmou o prefeito.
Além do impacto direto na economia local, o evento também deve beneficiar municípios vizinhos. Segundo Machnic, a rede hoteleira de Primavera não comportará todo o público esperado.
“Teremos um fluxo muito grande de visitantes e muitas dessas pessoas vão se hospedar em cidades próximas. Ou seja, não será apenas Primavera que ganhará com isso, mas toda a região”, destacou.
O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em Mato Grosso e diretor-geral da CBTG, Mauro Geraldo, explicou que os encontros nacionais acontecem a cada dois anos e são os maiores eventos de preservação da cultura gaúcha no Brasil.
“É o ápice da tradição gaúcha. Os CTGs e MTGs se preparam por dois anos para levar seus melhores representantes em competições culturais, artísticas e esportivas. Mais do que uma disputa, é um reencontro dos tradicionalistas de todo o país”, disse.
Entre os pilares do evento estão manifestações como dança tradicional, dança de salão, chula, bocha, provas de laço, música e poesia.
O presidente do MTG de Mato Grosso, Francisco de Sousa, destacou que a escolha de Primavera do Leste se deu pelo perfil empreendedor da cidade e pela presença marcante da cultura gaúcha em sua formação.
“Primavera tem um povo inovador, uma base familiar forte e um potencial econômico significativo. Esses são valores que dialogam com os princípios do tradicionalismo”, afirmou.
O patrão do CTG local, Jerri Bica, também celebrou a escolha:
“É um grande marco para nossa cidade. Vai fortalecer o turismo, a cultura e levar o nome de Primavera do Leste para todo o país.”
A reunião que oficializou o evento contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, do chefe de gabinete Joélio Moraes, do secretário de Cultura Leopoldino André, do secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, do secretário de Esportes Márcio Lélis, além do presidente da Câmara Marco Aurélio e do vereador Marcondes Martignago.