O prefeito de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), em Mato Grosso, Osmar Froner (União Brasil), assinou um decreto que atualiza em 4,46% a base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao corrigir a Planta Genérica de Valores de Terrenos e a Tabela de Preços de Construção para o exercício de 2026.
A correção corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses, conforme dados do IBGE.
De acordo com o decreto, publicado no dia 8 no Diário da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), a atualização monetária tem como objetivo equilibrar as contas anuais do município.
Além da Planta Genérica de Valores de Terrenos e da Tabela de Preços de Construção, o ato também abrange a Tabela de Fator de Ajustamento dos Valores Venais por Bairro, que influencia diretamente o valor final do imposto.
Os documentos atualizados ficarão disponíveis a partir de 1º de fevereiro de 2026, já com a devida correção aplicada. O decreto estabelece ainda que seus efeitos entraram em vigor em 5 de janeiro de 2026.


