Aos 73 anos, José Aparecido Macedo se dedica há mais de três décadas a um trabalho fundamental para o meio ambiente: a restauração de nascentes e áreas degradadas. Ele já plantou mais de um milhão de mudas em iniciativas que incluem pequenas comunidades até projetos globais.
Nascido em Lucélia (SP), José Aparecido se mudou em 1983 para Reserva do Cabaçal, onde comprou uma terra para dar início a um sítio. Foi ali que percebeu os impactos do desmatamento e da degradação ambiental, especialmente nas nascentes próximas.
“Eu via o desmatamento, pessoas passando com tratores em cima das nascentes, abrindo caminhos que causavam erosão. Aquilo me incomodava muito. Então, com pouco conhecimento na época, comecei a tentar recuperar algumas nascentes sozinho. Eu sentia que precisava fazer alguma coisa".
Ele então buscou parcerias e começou a envolver a comunidade em projetos educativos. “Eu ia até as escolas para falar sobre educação ambiental. Fazíamos tanto atividades teóricas quanto práticas. Criamos o projeto 'Sementinha', e tive a oportunidade de apresentar esse trabalho em Cuiabá.”