Notícias

Ter - 13 de Janeiro de 2026
113.png

Notícias Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, 08:27 - A | A

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026, 08h:27 - A | A

Cidades

Morre aos 104 anos, Dona Maria Benedita, mãe do ex-governador Dante de Oliveira

Figura conhecida nos bastidores e nos espaços públicos da política mato-grossense, Dona Maria Benedita acompanhou de perto diferentes momentos da história do estado

Redação

Nesta última segunda-feira (12), morreu aos 104 anos, Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador de Mato Grosso Dante Martins de Oliveira e referência histórica na vida política e social do estado. Ela faleceu em casa, no Centro de Cuiabá, onde recebia acompanhamento médico domiciliar em razão do quadro de saúde. A causa da morte não foi informada e, até o momento, não há detalhes sobre velório e sepultamento.

Figura conhecida nos bastidores e nos espaços públicos da política mato-grossense, Dona Maria Benedita acompanhou de perto diferentes momentos da história do estado, sempre presente em eventos e mobilizações. Mesmo em idade avançada, manteve-se ativa e, em 2024, subiu ao palanque do então candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União), em um gesto simbólico que chamou atenção e foi celebrado por apoiadores.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) divulgou nota de pesar e destacou a trajetória de Dona Maria, a quem definiu como uma mulher de grande firmeza e sensibilidade. A parlamentar ressaltou a influência da matriarca em sua própria caminhada política, mencionando a lucidez, a capacidade de escuta e a crença na política como ferramenta de transformação social.

Segundo Janaina, Maria Benedita exerceu papel central como elo familiar e símbolo de resistência, valores e união, tendo sua história entrelaçada com o processo de construção democrática de Mato Grosso.

Dona Maria era mãe de Dante Martins de Oliveira, ex-governador do estado entre 1995 e 2002 e um dos principais nomes do movimento Diretas Já. Autor da emenda constitucional que levou o mesmo nome do movimento, Dante teve atuação decisiva no processo de redemocratização do país, após mais de duas décadas de regime militar. Ele morreu em 6 de julho de 2006, aos 54 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012