Um homem de 35 anos, identificado como Pedro Sousa Matos, está desaparecido desde o domingo (18), quando saiu de Luciara (1.048 km a nordeste de Cuiabá) com destino a uma localidade conhecida como Lago dos Patos, na zona rural da cidade.
A família está oferecendo recompensa de R$ 1 milhão por informações que levem ao paradeiro de Pedro, com vida. Na última terça-feira (20), a Polícia Civil prendeu o indígena Manoel Iny Karajá por suspeita de envolvimento no sumiço.
Conforme portais locais, a mãe de Pedro procurou a Polícia após o filho ficar mais de um dia sem atender às ligações ou dar notícias. Ele teria saído juntamente com Manoel, que o guiaria ao local de difícil acesso.
A mulher disse que, então, decidiu entrar em contato com Manoel, momento em que ele deu declarações desencontradas.
Primeiro, o indígena teria dito que o pneu da moto furou e eles seguiram a pé, estando Pedro logo atrás. Quando chegou em uma fazenda abandonada, esperou por Pedro, mas ele não apareceu.
Já em outra oportunidade, Manoel teria dito que ambos tinham chegado juntos na fazenda, onde deixou Pedro e seguiu sozinho, em uma balsa, rumo ao Lago dos Patos.
Diante dessas informações, a Polícia começou a investigá-lo por envolvimento no desaparecimento da vítima e o prendeu preventivamente na terça.
Na delegacia, ele teria declarado que não fala português. Entretanto, a conversa que ele teve com a mãe de Pedro no WhatsApp contradiz a afirmação, segundo a Polícia Civil.
A Polícia, o Corpo de Bombeiros, familiares e voluntários realizam buscas na região de mata a fim de encontrá-lo.
O caso é investigado.