O ex-vereador Carlos Augusto Malmita (PSB) foi condenado à inelegibilidade por oito anos e ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil, por ter utilizado um veículo oficial da Câmara Municipal de Guiratinga (a 250 km de Cuiabá) em um ato de campanha eleitoral. A decisão foi proferida na semana passada, pelo juiz Aroldo José Zonta Burgarelli, da 2ª Zona Eleitoral do município.
De acordo com a sentença, o ex-parlamentar gravou e divulgou um vídeo em setembro de 2024, no Distrito de Alcantilado, utilizando uma caminhonete Nissan Frontier de cor preta, com placas oficiais da Câmara. Nas imagens, ele aparece com adesivos de campanha e entregando santinhos a moradores da região.
Testemunhas ouvidas pela Justiça confirmaram que Carlos Augusto retirou o veículo da Câmara sem a presença de motorista, mesmo tendo solicitado formalmente seu uso para fins institucionais. Uma das testemunhas relatou, ainda, que o ex-vereador chegou ao local acompanhado de uma equipe de filmagem e de outro candidato, reforçando o caráter eleitoral da ação.
A decisão da Justiça Eleitoral considerou que houve desvio de finalidade no uso do bem público, configurando abuso de poder político e conduta vedada durante o período eleitoral.
Carlos Augusto ainda pode recorrer da decisão.