Uma criança de 12 anos morreu após um ataque a tiros em uma escola primária da Finlândia na manhã desta terça-feira (2). Um suspeito, que também é menor de idade, foi preso.
Outras duas crianças estão gravemente feridas, de acordo com os serviços locais de emergência. O ataque ocorreu na escola Viertola, em Vantaa, um subúrbio da capital Helsinque, que tem cerca de 800 alunos do primeiro ao nono ano e uma equipe de cerca de 90 pessoas, segundo o município local.
A polícia afirmou que o suspeito de 12 anos admitiu ter cometido os crimes e teria agido sozinho. Ele estava na capital, Helsinque, quando foi encontrado pelas autoridades. Informações preliminares da investigação mostram que a criança tinha um revólver registrado em nome de um “parente próximo”.
O caso é investigado como assassinato e tentativas de assassinato, ainda de acordo com a polícia. “O perigo imediato acabou”, disse Sari Laasila, diretor da escola de Viertola, à Reuters.
As primeiras autoridades chegaram nove minutos após o chamado de emergência, ainda de acordo com a polícia. A motivação do ataque ainda não é conhecida.