AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 17 de Maio de 2025
113.png

Notícias Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 07:57 - A | A

Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 07h:57 - A | A

VARIEDADES

Cerimônia de indígenas de MT se torna manifestação da cultura nacional

Homenagem é a mais importante do Xingu e aborda temas como morte e o luto, ao mesmo tempo que entes queridos são lembrados.

G1

O presidente Lula (PT) sancionou, nessa terça-feira (18), um projeto de lei que torna a cerimônia indígena Kuarup, ritual indígena do Xingu, em Mato Grosso, manifestação da cultura nacional. A lei já está em vigor, desde a data de publicação.

O projeto de Lei (PL 6.177/2019) foi apresentado pela deputada professora Rosa Neide em 2019 e aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE).

O Kuarup reúne diversas etnias do Alto Xingu e é realizado entre agosto e setembro no Parque Nacional do Xingu, no norte do estado. No ritual, são abordados temas como a morte e o luto, ao mesmo tempo que entes queridos são homenageados.

A cerimônia do Kuarup alterna entre momentos de luto e celebração da vida, a fim de refletir a filosofia indígena de que a existência e a convivência harmoniosa em comunidade são essenciais após a perda de entes queridos. O auge da cerimônia acontece quando troncos de árvore são lançados simbolicamente na água, representando a despedida e a transcendência.

A celebração representa uma prática religiosa que destaca a figura de Mavutsinim, a divindade criadora, que, segundo a tradição, moldou o mundo e os primeiros homens a partir dos troncos da árvore Kuarup.

Elementos simbólicos, como os troncos ornamentados e a interação com a natureza ao redor, desempenham papel essencial nesse ritual, que busca honrar os ancestrais e fortalecer os laços e a coesão social da comunidade.

Ritual já homenageou Glória Maria

Glória se tornou a primeira mulher de fora da aldeia a receber a homenagem mais importante do Xingu. O ritual celebrado pelos povos da região do Xingu de 2023 teve uma homenageada especial: Glória Maria.

Em 2007, Glória foi até lá e conheceu as tradições dos indígenas Kamaiurá. As filhas da Glória, Laura e Maria, viajaram ao local para viver as emoções da cerimônia do Kuarup, na mesma aldeia que recebeu a mãe delas, 16 anos atrás.

A família da Glória Maria aceitou sem esforço o convite para o ritual. Maria e Laura repetiram o trajeto da mãe até o Xingu e participaram da cerimônia, rica em significados e sentimentos, feita para ajudar a superar a ausência de pessoas importantes.

"No começo eu estava meio nervosa. E aí, assim que foi a primeira... o balde de água, eu fiquei bem mais aliviada. Aí na segunda fiquei mais... Na terceira eu fiquei completamente bem", conta Maria Matta, filha da Glória.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, contato@tvcidadeverde.com.br

(65) 3612-0012