Para compartilhar os mistérios do universo, da astronomia, da astronáutica e de ciências afins, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Brasileira de Foguetes abrem inscrições para a edição de 2025.
Voltada para estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país, as escolas não cadastradas interessadas em participar ou com a inscrição inativa, precisam criar uma conta pelo site app.oba.org.br .
O prazo final é até dia 1º de maio de 2025.
Aplicada por meio de uma prova única, a Olimpíada Brasileira de Astronomia é dividida em quatro níveis.
O nível 1 é aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental.
O nível 2 é do 4º ao 5º ano.
O nível 3, do 6º ao 9º ano. Já o nível 4, é destinado ao ensino médio.
O exame presencial acontece no dia 16 de maio. A prova possui dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
Além disso, os melhores classificados no nível 4 são convidados a participar de selecionados que escolhem os alunos que irão representar o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
Já na Olimpíada Brasileira de Foguetes, podem participar estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.
A proposta é elaborar e lançar foguetes feitos de papel, canudinho, garrafa pet ou de tubo de PVC.
Os estudantes podem lançar os foguetes até o dia 16 de maio, dia da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A Olimpíada de Foguetes é dividida em seis níveis, contemplando alunos do 1º ano do ensino fundamental, passando pelo nível médio até o nível superior.